• Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Pinterest Preto
  • Ícone do Facebook Preto

Como a arquitetura pode melhorar o desempenho da sua equipe ?

Atualizado: Abr 19


Além de capacitação técnica e motivação, um outro fator muito influente para produtividade da sua equipe é o ambiente de trabalho.

Neste artigo vamos desvendar cinco elementos fundamentais para atingir esse tão necessário objetivo e tudo, claro, explicado de forma prática e simplificada para que você consiga aplicar e ver com os próprios olhos seu espaço reformulado e trabalhando a favor do sucesso do seu empreendimento.


1 - Personalização dos espaços:


No momento em que for projetar um ambiente é de suma importância olhar para os seus colaboradores e descobrir quais são suas necessidades e expectativas e atender isso no projeto. Analisar cada estação de trabalho de forma individual, deixando-a flexível para que cada pessoa se adapte às suas necessidades individuais, isto é, para que seu funcionário consiga participar da construção daquele ambiente também.

2 - Ergonomia


O principal investimento de um escritório deve ser em cadeiras adequadas, de qualidade que tenham regulagem de altura de assento, suporte para a lombar e apoio de braço com regulagem para atender diferentes perfis de usuários.

Outro equipamento indispensável é o apoio de pés, pois para se sentar de forma correta os pés devem ficar totalmente apoiados ao chão.

YUANSHENG, He. Interaction - BWM Office: feeling design. feeling Design. 2014. Disponível em: https://www.archdaily.com/771361/interaction-bmw-office-feeling- design. Acesso em: 26 jan. 2021.



3 - Iluminação


Trabalhar em um ambiente escuro e totalmente sem vida além de prejudicar a saúde também influencia na queda de rendimento. Assim, ambientes com boa iluminação, com entrada da luz do sol são estimulantes para despertar e motivar para o trabalho.

A luz branca deve ser usada em áreas que exigem foco e concentração.

Em áreas de descanso, como as salas de descompressão, a luz amarela é preferível, pois favorece o relaxamento e a produção de melatonina.

4 - Cores


A visão pode ser estimulada a partir de cores colocadas em locais estratégicos, como nos móveis, painéis, luminárias e itens decorativos. Este é um modo de exercitar a criatividade dos colaboradores e também reforçar a identidade visual e cultura organizacional da empresa.

BASSETI, Ricardo. BrMalls Office: todos arquitetura. Todos Arquitetura. 2018. Disponível em: https://www.archdaily.com/913877/brmalls-office-todos-arquitetura. Acesso em: 26 jan. 2021.

5 - Elementos da natureza


Os elementos da natureza favorecem a criação de um ambiente aconchegante, harmonioso e que estimulem a criatividade. Existem diversas pesquisas que apontam que aumentam em até 15% a satisfação das pessoas quando estão em contato com a natureza.

Assim, inclua na decoração plantas, janelas com vista para a natureza, quadro com paisagens e, a depender do espaço, fontes de água ajudam a criar um efeito calmante no ambiente de trabalho, que pode ser bastante estressante.

FRANCIS, Christine. Squint/Opera HQ: sibling. Sibling. 2015. Disponível em: https://www.archdaily.com/771863/squint-opera-hq-sibling?utm_source=ArchDaily+List&utm_campaign=56f704378dRSS_EMAIL_CAMPAIGN&utm_medium=email&utm_term=0_b5a382da72-56f704378d-410465221. Acesso em: 26 jan. 2021.

Muitas vezes, somente uma reorganização no ambiente de trabalho já surte efeito, como mudança na pintura, móveis e iluminação. Quer um projeto personalizado para sua empresa? Entre em contato com a Raízes Arquitetura e solicite um orçamento.



43 visualizações0 comentário